Sorella Lucia Ripamonti

Maria Ripamonti, Serva de Deus Irmã Lucia 


Nasceu em Acquate, recebeu o batismo na sua Paróquia em 30 de maio de 1909, a primeira Comunhão em 1916 e a Crisma em 1918. Viveu na sua terra natal até 1932 como cristã convicta.

Forte no espírito, ajudada pelo Pároco Luigi Piatti, distingue-se pela piedade e caridade entre as jovens da Ação Católica e é animadora das festas e brincadeiras no oratório.

Trabalha com fiação e depois numa fábrica para ajudar a sua numerosa família a viver honestamente. Na oração cotidiana, no silêncio e no sacrifício se prepara para responder ao chamado do Senhor.

No início de 1932 parte para Brescia e pede para fazer parte do Instituto das Servas da Caridade, que conheceu através de uma Irmã de Acquate.

Fascinada do esplêndido ideal de caridade que anima a vida e a obra de Paula de Rosa, quer seguir a Cristo segundo o carisma de Caridade que se curva sobre as necessidades da humanidade sofrida para saná-la.

Corajosa e humilde, Maria , deixa a bela Acquate  e é aceita no Instituto, em pleno regime fascista, e com duas guerras mundiais à frente. Depois do período de treinamento, a jovem Maria dedicou-se integralmente ao Senhor através dos votos perpétuos em 1938, tomando o nome de "Irmã Lucia".

Viveu sempre na Casa Madre servindo com alegria no coração. Busca com paixão ao Senhor nos superiores, nas suas Irmãs, no exercício da caridade e da virtude cotidiana. Oferece-se como vítima de reparação pela salvação dos pecadores.

Gravemente doente, foi tratada na enfermaria do Ronco, em Brescia, onde morre aos 45 anos (1954), em conceito de santidade. Sua morte ocorreu poucos dias após a solene Canonização de Santa Maria Crucifixa.

A fama da santidade da Irmã Luzia se difundiu e bem rápido as Irmãs que a conheceram e muitos leigos obtiveram graças por meio de sua intercessão.

Foi aberto o Processo Informativo para a causa de beatificação em Brescia e Madre Eugenia Menni, Nona Superiora Geral que tanto solicitou a beatificação da Serva de Deus Lucia Ripamonti, obteve das autoridades competentes a transladação dos seus restos mortais do cemitério de São Francisco de Paula para a Capela da Fundadora na Casa Madre de Brescia.

Numerosos são os seus devotos e muitas as graças que concede esta humilde e sorridente Serva.

Oração à Irmã Lucia Ripamonti


Ó Deus, Trindade Santíssima,
Pai Filho e Espírito Santo,
nós te agradecemos pelo tesouro de graça
derramado no coração da tua Serva
Irmã Luzia
E te pedimos conceder-nos
de amar-te e servir-te com fé simples
e ardor de caridade
procurando somente o cumprimento da Tua Divina Vontade.
Digna-te ó Senhor, glorificar aqui na terra
esta tua serva fiel e, por sua intercessão,
concede-nos a graça que te pedimos. Amém

Três Glória ao Pai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário