Servas da Caridade

Inspirado no modelo de fé, doação e entrega da Santa Maria Crucifixa Di Rosa, nasce o fruto de seu testemunho cristão: as Irmãs Servas da Caridade, dando continuidade assim aos passos do carisma de sua fundadora, que é até hoje, a prestação da caridade ao ser humano em toda a sua dimensão.

Seu carisma responde aos apelos de Cristo, em diferentes partes do mundo:

  • Itália (1840)
  • Croácia (1852)
  • Brasil (1963)
  • Alemanha (1970)
  • Equador (1984)
  • Ruanda (1992)
  • Burundi (2002). 

“Jesus merece em todos os tempos e em todos os lugares, ser amado e servido.” (Santa Maria Crucifixa Di Rosa)

O serviço de suas Filhas se estende onde quer que a humanidade as chame: assistência paroquial e catequética, assistência educativa elementar, assistência moral: casas da providência, assistência nas casas de repouso e ao domicílio para os mais necessitados.

Todo esse trabalho é compartilhado com os leigos, que se empenham em viver o carisma da caridade ao lado das Servas da Caridade, através do aprofundamento da vida com Deus, no espírito de oração e na prática acolhedora.

Navio que trouxe ao Brasil as primeiras missionárias das Servas da Caridade

As Servas da Caridade no Brasil


Em 1963, chegaram à cidade de Ibiporã (PR) com o costumeiro entusiasmo missionário, as Irmãs: Marcelina Cadei, Ana Maria Martorano, Eliza Pezzoti, Giuseppina Costoluco, Lorenzina Prestini e Amabile Guarneri.

Encontraram uma comunidade acolhedora, porém desassistida com relação ao hospital Cristo Rei, ao atendimento médico, assistencial e social.  Pouco a pouco essas corajosas mulheres que responderam sim à Igreja com a solicitação do Vaticano II e da Congregação, foram se inserindo a nova realidade.

As atividades eram intensas tanto no campo espiritual, hospitalar e social. Os anos passaram e foram solicitadas em outras cidades como:

São Paulo: Sede Regional. As irmãs prestam serviço durante o dia, atendendo cento e cinqüenta (150) crianças no CEI Centro de Educação Infantil Parque Peruche. O objetivo do trabalho é amplo, crianças/famílias.

Morungaba: Casa de Formação, onde as jovens cativadas pelo fascínio de Santa Maria Crucifixa e pelo exemplo das Servas atuantes nas várias comunidades encontram a possibilidade de uma formação religiosa específica da Congregação e beber do espírito da Fundadora para vivenciá-lo amanhã no serviço da igreja e dos irmãos. As irmãs prestam serviços no Centro de Educação Infantil da Congregação e nas pastorais da paróquia local.

Ibiporã: lugar do primeiro compromisso. Com o passar dos anos e as novas necessidades, aos poucos as irmãs deixaram o hospital para assistirem os idosos e andarilhos no Lar Padre Leone, onde estão presentes hoje, oferecendo a oportunidade de um lar digno àqueles que jamais o tiveram. Prestam serviços pastorais.

Bueno Brandão: é uma cidade que apresenta várias necessidades. As irmãs iniciaram no hospital, mais tarde, assumiram a assistência aos idosos no Recanto Santa Luzia, onde estão presentes hoje. Em colaboração com a comunidade local nasceu a (Casa da Criança), tendo como objetivo o apoio ao menor, considerado no país a criança e também a família de risco. (famílias desestruturadas...).

Macapá: A Caridade alicerçada na Eucaristia e na fraternidade faz nascer nova energia de bem estimulando a vontade para cuidar com carinho e atenção quem está necessitado. Em Macapá, capital do Amapá, ao norte do Brasil, a cerca 4.000 Km de São Paulo, as Servas desde o fevereiro de 2007, acolhem numa creche mais de 200 crianças para a formação e a educação; contemporaneamente começou um trabalho de promoção das mulheres e das famílias através das visitas domiciliares.

Muitos são as pessoas necessitadas que precisam intervenções alicerçadas nos princípios evangélicos, em defesa da vida e da justiça. O desafio é de não cansar-nos de propor alternativas de vida. O campo da pastoral é amplo. As irmãs colaboram nessas pastorais e previlegiam a medicina alternativa. Adaptando-se a cada realidade, as irmãs trabalham para que a chama do Amor (CARISMA) possa continuar a visibilizar a ternura de Deus no meio dos homens, através do amor e do serviço.

3 comentários: