segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Vocação de Mateus

SÃO  MATEUS
Um vocacionado  de Jesus
É o próprio Jesus que o convida para seu seguimento.
Vem e segue-me! 
Ele foi e seguiu Jesus.

Ícone de São Mateus.
Entre os primeiros seguidores e apóstolos de Jesus, Mateus é mencionado em Mateus 9:9 e Mateus 10:3 como tendo sido um coletor de impostos de Cafarnaum que foi convidado para o círculo dos Doze por Jesus. Ele também é mencionado como um dos doze apóstolos, embora sem a menção de sua profissão anterior, em Marcos 3:18, Lucas 6:15 e Atos 1:13. Ele é geralmente identificado como sendo o Levi, filho de Alfeu,

Os cristãos do tempo de Mateus ainda se consideravam judeus e, como tais, eles adoravam no Templo]e reverenciavam a Lei dada por Deus a Moisés. Eles também reverenciavam uma tradição oral chamada Torah Shebeal Peh, que interpretava a lei escrita. Foi neste contexto cultural (chamado de Sitz im Leben) que a tradição oral cristã nasceu, conforme Jesus e rabinos cristãos desenvolveram a "mensagem" (evangelios) oral interpretando a lei escrita.
Quando o Segundo Templo em Jerusalém foi destruído em 70 d.C., esta tradição oral não era mais possível e se tornou necessário escrevê-la, o que ocorreu na Mishnah (parte do que seria posterior . Acredita-se que Mateus traduziu a "tradição oral cristã" (ou Logia) na forma escrita antes de partir para Roma.
Orígenes afirma que o primeiro evangelho foi escrito por Mateus [25] [26] . Este evangelho foi escrito em hebraico em Jerusalém para ser utilizado por cristãos-judeus e traduzido para o grego, embora esta não tenha sobrevivido. Uma cópia do original hebraico era mantido na Biblioteca Teológica de Cesareia Marítima. A comunidade nazarena transcreveu uma cópia para Jerónimo, que a utilizou em sua obra De Viris Illustribus[2] . O Evangelho de 

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

CHAMADOS A CADA AMANHECER

CHAMADOS A CADA AMANHECER



Deus nos chama para viver de modo
 incondicional em seu amor.
È incondicional e sem fronteiras.
Quem ama é capaz de atitudes radicais







Amar é oferecer-se inteiro para
 o bem do outro,
como fez o próprio Jesus.

E você caro jovem,
 qual é o seu
 posicionamento?
















quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Setembro

MÊS DA BÍBLIA

EU AMO MINHA FAMÍLIA E
 A PALAVRA DE DEUS


O verdadeiro destinatário
 das Bem Aventuranças, 
são os que não
 esperam nada do mundo
 mas, tudo de
 Deus.

"Aprenda a se preservar.

 A falar pouco ou quase nada.

 Aprenda que coisas do coração são coisas sagradas, 

e só devem ser ditas a quem vai ouvi-las 

com carinho e ...






























terça-feira, 1 de setembro de 2015

Setembro Mês da Bíblia



A TODOS UM FELIZ E 
SANTO MÊS DE 
SETEMBRO



O mês de setembro, para nós católicos do Brasil é o mês dedicado à Bíblia, isso desde 1971. Mas desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no ultimo domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC).
São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas, talvez nem fazemos idéia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.

A Bíblia – Palavra de Deus – é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. Por isso a Bíblia é formada por histórias de um povo, o Povo de Deus, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.

Nesse mês da Bíblia somos convidados a estudar e refletir e rezar, sobre esse maravilhoso livro que têm tanto a nos revelar e instruir.